A Pátria se ergue entre o homem e a riqueza da terra

Antonin Artaud

FRÁTRIA é o nome do mais novo espetáculo do grupo paulistano A MOTOSSERRA PERFUMADA. Contemplado pela Lei de Fomento ao Teatro da Cidade de São Paulo, o trabalho busca contrapor à ideia de Pátria, tão em voga nos discursos conservadores atuais, a ideia de uma Frátria, concebida como um lugar de fúria e alegria dos órfãos.

EUCARISTIAS Lives d’A Motosserra Perfumada

Muito se especula a respeito de possíveis relações entre as ondas conservadoras que emergem no Brasil de hoje e os regimes autoritários do passado. Nesta série de lives, A MOTOSSERRA PERFUMADA convida artistas e intelectuais a refletirem sobre uma FRÁTRIA possível, analisando fenômenos políticos e sociais dos últimos tempos à luz da história. Nestes encontros, de caráter heterogêneo, Psicanálise, Filosofia, Militância e Teatro conversam para exumar as paixões que movimentam as engrenagens do nosso tempo.

PRIMEIRA EUCARISTIA

GERALD THOMAS E MARIA RITA KEHL

Maria Rita Kehl, psicanalista e escritora dedicada a pensar a realidade política brasileira, encontra o diretor teatral Gerald Thomas, cujos trabalhos, ao longo de décadas, levam à cena aspectos do inconsciente humano. Nessa live, Maria Rita e Gerald são convidados a discutir, nos planos psicanalítico e estético, os sintomas da subjetividade contemporânea e o Retorno do Recalcado no contexto político atual. Frente a frente, uma histórica defensora dos direitos humanos com marcante atuação na Comissão da Verdade e um ex-voluntário da Anistia Internacional que, reiteradamente, posiciona-se a favor da democracia e da liberdade.

SEGUNDA EUCARISTIA

FREI BETTO E ZÉ CELSO

Frei Beto, escritor e militante da esquerda brasileira, encontra-se com José Celso Martinez Corrêa, encenador e fundador do Teatro Oficina.  Nessa live, Frei Beto e Zé Celso conversam sobre a conjuntura política e social dos dias de hoje à luz de suas atuações durante o período da ditadura militar no Brasil, partilhando memórias da repressão que sofreram durante este período. A título de curiosidade: Frei Beto foi assistente de direção de Zé Celso na histórica montagem de “O Rei da Vela”, de 1967.

TERCEIRA EUCARISTIA

KIL ABREU E PAULO BIO

O surgimento de uma cena "performativa" em meados do século XX esgarçou os limites do exercício da critica teatral. Ao mesmo tempo em que o capitalismo pós-industrial enxuga, hoje, os espaços para o ofício da crítica em seus veículos de imprensa tradicionais, a pós-modernidade amplia e satura na internet os meios de produção de opinião sobre o espetáculo. Nesta última Live da série EUCARISTIAS, promovida pela A Motosserra Perfumada, o curador e gestor cultural Kil Abreu e o crítico e professor de teatro Paulo Bio são convidados a pensar a cena contemporânea e o papel do crítico de teatro no Brasil de hoje, considerando os mais recentes embates entre a tradição teatral, a crítica de viés material-histórica, e a performatividade do corpo em cena, suas políticas identitárias e poéticas autorrepresentarivas.